História da Rudloff

.

José Ernesto Rudloff Manns

José Ernesto Rudloff Manns

José Ernesto Rudloff Manns nasceu no Chile, graduou-se em engenharia civil e mecânica em 1943 naUniversidad de Chile, em Santiago, onde iniciou sua atuação profissional e chegou a dirigir obras de grande porte.  Motivado pelo grande potencial brasileiro, radicou-se na cidade de São Paulo em 1952.  Engenheiro dedicado, Rudloff ficou impressionado com a técnica do concreto protendido e resolveu dedicar-se a ela. Seu sistema foi o primeiro processo genuinamente brasileiro de protensão de estruturas. Naquela época, poucas obras eram executadas com esta técnica no Brasil, até então com tecnologia estrangeira.

Enquanto vários sistemas de protensão eram inventados, inclusive alguns no Brasil, a grande maioria não passava da etapa inicial de realização da ideia. Rudloff investiu em uma série de experiências para conseguir desenvolver equipamentos ideais ao processo, com muita pesquisa e muitos sacrifícios. O pedido de patente foi então deferido, e daí para frente, tudo foi questão de aperfeiçoamento, até se atingir uma ancoragem competitiva com as estrangeiras existentes.

Dr. Rudloff em meio à pilha de Pórticos pré-moldados

Dr. Rudloff

A primeira viga protendida por Rudloff, elaborada em 1954, em caráter experimental, foi nas instalações da empresa SITUBOS, subsidiária da BRASILIT e aprovada pelo Engenheiro Péricles Fusco, do IPT de São Paulo.

Comprovada a validez do sistema, Rudloff contou com a colaboração dos engenheiros Agenor Guerra Filho e Francisco Fernandes, da Construtora Mauá. Por meio desta parceria, o engenheiro Rudloff conquistou suas primeiras instalações de escritório, constituindo juridicamente em 04 de março de 1960 a Rudloff Industrial Ltda., como indústria de materiais mecânicos para a construção civil, com especialização em concreto protendido.

As viguetas protendidas procedeu-se uma sequência ininterrupta de obras. Cada nova obra era um desafio. Tudo o que hoje parece tão simples, foi criado com dificuldades, e sucessivas correções de erros nos protótipos. O sistema não ficou restrito à construtora Mauá, sua aplicação a terceiros superou em número as dela.

Ancoragem de 4 Ø 12,70mm Modelo Rudloff, 1976

Ancoragem de 4 Ø 12,70mm
Modelo 1976

A VSL suíça atuava no Brasil desde 1968, através da empresa licenciada Engenharia Brasileira de Protensão (EBP). Sua tecnologia era altamente evoluída, porém, devido a dificuldades em seu estabelecimento no Brasil, resolveu retirar-se do país. Mas para continuar atuando aqui, ofereceu uma parceria à Rudloff, considerada qualificada para representá-la. Desta forma, em outubro de 1981 a VSL ingressou como sócia minoritária da Rudloff, a qual passou a chamar-se Rudloff-VSL Industrial Ltda., que durou até 1990, quando a Rudloff adquiriu a parte da VSL na sociedade, tornando-se novamente independente, através da Rudloff Sistema de Protensão Ltda.

Devido à execução e projeto de seus próprios equipamentos e dispositivos para concreto protendido, a Rudloff adquiriu, com o passar dos anos, grande know-how na área de usinagem e hidráulica de altas pressões. Desta forma, em fevereiro de 1985, decidiu iniciar as atividades da sua divisão mecânica, passando a prestar serviços para terceiros na área de usinagem em tornos automáticos. Atualmente, a empresa tem capacidade de atender séries de usinagem de pequeno e grande porte, trabalhando com equipamentos próprios, entre os quais se destacam centros de usinagem, tornos automáticos e CNC.

Elevado do Glicério - Ligação Leste - Oeste São Paulo, SP

Elevado do Glicério, SP

Em 1986, a Rudloff estabeleceu uma parceria com a firma inglesa CCL-System Ltda., para fabricar luvas de pressão para emendas de barras de vergalhões de aço usados em concreto armado. Estudando a tecnologia de execução destas luvas, o engenheiro Rudloff projetou três tipos de prensas hidráulicas originais para três tipos de luvas, as quais são usadas com sucesso desde então.

Após imensurável contribuição à engenharia nacional, o engenheiro Rudloff faleceu em 2009. A empresa, porém continua desenvolvendo-se tecnicamente, através de seus profissionais e de consultores técnicos.

Na atuação da Rudloff, diariamente convive-se com o resultado do árduo trabalho de seu fundador. Suas recomendações para o bom andamento de um sistema de protensão perduram até hoje, sendo fundamentais para manter a empresa em posição de destaque no cenário nacional da protensão.

Destacam-se no currículo da Rudloff mais de 2.000 obras de protensão, nas quais estão incluídas usinas hidrelétricas, pistas de aeroportos, edifícios comerciais e residenciais, obras de arte especiais, tanques e reservatórios. A Rudloff atualmente é fornecedora de produtos e serviços na área de protensão de estruturas, usinagem mecânica, emendas para barras de aço e aparelhos de apoio metálicos.

Em cada área onde atua, a Rudloff tem a preocupação constante de oferecer aos clientes uma solução técnica e economicamente interessante, procurando ofertar à engenharia nacional e internacional produtos e serviços com qualidade e eficiência.


50 Anos da Rudloff

Selo_50_anos-Rudloff.A Rudloff Industrial Ltda. foi fundada em 1960, como indústria de materiais mecânicos para a construção civil. A sua divisão mecânica foi constituída em 1985, visando o fornecimento de serviços de usinagem nos mercados nacional e internacional.

Com equipamentos diversos, incluindo tornos CNC e centros de usinagem, a empresa tem capacidade de atender séries de pequeno e grande porte, com qualidade e pontualidade, incluindo eventuais operações adicionais à usinagem, tais como solda e pintura de peças. Possui grande experiência em usinagem de materiais diversos, entre os quais destacam-se com mais frequência aço carbono, aço inox, aço liga, alumínio, bronze, cobre, latão.

A Rudloff é certificada pela norma ISO 9001 e trabalha dentro de elevados padrões de qualidade, obedecendo normas técnicas e as exigências do mercado globalizado. Em função do alto nível de qualidade em seus produtos e serviços, tem como clientes segmentos industriais exigentes e variados, entre os quais destacam-se autopeças, eletroeletônica, indústria petrolífera e construções de grande porte, para as quais fornece componentes, equipamentos e serviços de concreto protendido.

A preocupação da empresa em atingir excelência tecnológica, de serviços e produtos, respeitando o meio ambiente, o homem e a sociedade onde se insere lhe permite buscar uma atuação voltada para a sustentabilidade e a responsabilidade social. Com o objetivo de se desenvolver neste sentido, a Rudloff é associada do Instituto Ethos, afirmando o seu compromisso em adotar práticas sociais e responsáveis, contribuindo para a construção de um cenário mais promissor para todos.

Além da usinagem, a Rudloff é fornecedora de produtos e serviços nas áreas de aparelhos de apoio metálicos, protensão de estruturas, movimentação de cargas pesadas e emendas para barras de aço de construção civil.

A empresa compartilha alegremente com seus colaboradores, fornecedores e clientes, seus 50 anos de crescimento com qualidade e sustentabilidade, completados em 2010.