|
|
|
EMENDAS PARA BARRAS DE AÇO |
O catálogo
"Emendas para barras de aço" da Rudloff está disponível.
Solicite o seu exemplar pelo e-mail marketing@rudloff.com.br,
informando seus dados completos (nome da empresa, nome do contato, endereço,
telefone).
O conteúdo do
catálogo pode ser visualizado nesta página ou em
"pdf", via download.
Para impressão, recomenda-se a versão em "pdf". Ver
catálogo em PDF.
|
|
Reconhecido mundialmente como a maneira mais eficaz para se emendar barras de aço, o sistema de emendas mecânicas constitui-se em importante elemento para suprir necessidades da construção civil.
Consiste na prensagem de um tubo sobre a extremidade de duas barras colocadas topo a topo, podendo ser usado tanto para peças pré-fabricadas de concreto, quanto para concretagem in loco.
Através de estudos e testes variados, seguindo as recomendações da NBR11561 (NB1310), a Rudloff Industrial Ltda. desenvolveu processos próprios de emendas mecânicas. Fazendo uso de equipamentos e materiais de alta qualidade, fornece ao cliente emendas eficientes e facilmente executáveis, além de todo o apoio necessário ao andamento dos serviços, no Brasil e no exterior.
|
|
- Permitem a utilização total da capacidade das barras de aço, obedecendo normas nacionais e internacionais (NBR 6118, NBR 7480).
- Reduzem o congestionamento de armadura e o desperdício de aço causados pelo traspasse.
- Não dependem da capacidade do concreto para seu funcionamento.
- Podem ser executadas com qualquer condição climática.
- Não exigem tratamentos especiais às barras.
- Permitem emendas de barras com diâmetros diferentes.
- Quando necessário, podem ser executadas em duas etapas.
- São fabricadas com aço nobre, de resistência apropriada para este fim.
- Não apresentam limitações ao comprimento total das barras.
- Possibilitam execução rápida, limpa e segura.

|
|
É um método simples e eficiente, reconhecido mundialmente como o mais eficaz para emendar barras de aço, apresentando vantagens significativas sobre outros processos de emendas. Só pode ser usado quando o acesso às barras for possível, respeitando-se os espaçamentos mínimos tabelados.
Consiste na compressão de uma luva sobre a extremidade de duas barras, colocadas topo a topo, através de uma prensa hidráulica portátil acionada por bomba elétrica. Ao ser prensada contra as nervuras das barras a luva se deformará, formando conseqüentemente dentes e gerando assim a emenda.
A operação de prensagem varia conforme o posicionamento de um ou dois ferros na luva. A prensagem com apenas um ferro pode ser feita antes das barras serem colocadas no local da obra, para adiantar o seu andamento.



A luva padrão será considerada prensada quando toda a superfície estiver mastigada pela mandíbula, conforme a ilustração:


|
|
Foi desenvolvido para resolver problemas técnicos de sistemas de construção mais sofisticados, onde o acesso às barras é difícil, tais como a utilização de fôrmas deslizantes e a execução de paredes diafragma, além de oferecer a possibilidade de se evitar esperas nos casos de ampliações futuras.
A emenda rosqueada é formada por duas luvas com rosca interna em uma das extremidades e por um pino de ligação com rosca externa. A extremidade não rosqueada da luva é prensada na barra com a utilização de prensa hidráulica.
A luva será considerada prensada quando toda a superfície do lado do ferro estiver mastigada pela mandíbula:

Uma vez posicionada no local da obra, a barra preparada pode receber o concreto até a face saliente da luva. Após a concretagem, uma outra barra preparada em condições semelhantes pode ser conectada através do pino rosqueado.
O sistema agiliza consideravelmente a execução da obra, uma vez que a prensagem das extremidades não rosqueadas pode ser feita previamente em etapa anterior ao posicionamento das barras in loco. Desta forma, economiza-se o tempo de espera para as emendas serem posicionadas nas barras e torna-se desnecessária a utilização de equipamentos no local da concretagem.
|
|
Neste caso, a continuidade é obtida através da rotação do conjunto barra-luva, com o pino previamente inserido na barra que será emendada |
|
|
Neste caso, não é possível a rotação da barra a ser emendada àquela já concretada. A emenda é então obtida com a rotação do pino de ligação. |

|
|

Trata-se de uma prensa hidráulica portátil, acionada por bomba elétrica.
A prensa é a mesma tanto para emendas padrão, como para rosqueadas, variando somente conforme a bitola do aço a ser emendado, seguindo os valores tabelados:


|
|
Ao passar o mouse sobre uma imagem, ela aparece em tamanho ampliado abaixo.
Veja mais imagens no Álbum de Fotos


_s.jpg)
_s.jpg)
_s.jpg)
_s.jpg)
_s.jpg)